prevenção

VÍDEO: boates, cinemas e teatros devem fechar as portas em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Rafael Favero
Reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira

Um novo decreto com medidas restritivas em função do coronavírus deve ser publicado nesta quarta-feira pela prefeitura de Santa Maria. Após uma reunião durante a manhã na sede do Executivo,entre o chefe da Casa Cívil, Guilherme Cortez, secretários e dirigentes de entidades representativas do comércio e indústria, foi decidido que cinemas, teatros, casas noturnas e playgrounds devem ser fechados durante próximos 15 dias, a contar a partir desta quinta-feira. 

Leia todas as notícias sobre o coronavírus 

Bares e lancherias devem ampliar seus horários de funcionamento para evitar aglomerações. Esses estabelecimentos não serão fechados, por enquanto, porque, no entendimento do poder público, prestam serviço de alimentação, que é considerado essencial. 

- Estamos em contato diariamente com especialistas para tomar as decisões. Alterações podem ocorrer, conforme evoluir a situação do coronavírus - diz Cortez. 

O horário de funcionamento dos shoppings fica definido entre meio-dia e 18h. O Shopping Independência e as lojas do comércio varejista não sofrem restrições neste momento, mas devem intensificar a higienização e são orientados reduzir o número de trabalhadores através de revezamentos, por exemplo. O decreto também deve trazer definições sobre o funcionamento das igrejas. 

- Não tem como negar que há uma redução de 50% no público de clientes. As pessoas estão muito temerosas de sair de casa. O comércio de rua sentiu. Estamos tomando algumas medidas para que o número de funcionários seja reduzido. Já começamos a fazer revezamentos de equipes, justamente porque as demandas estão reduzidas - fala a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Marli Rigo, que também é vice-presidente da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento Varejista. 

Os estabelecimentos e empresas que não cumprirem com as determinações e orientações serão punidos conforme o Código de Postura do Município. Participaram da reunião representantes do Sindilojas, Cacism, Sindigêneros, CDL, Sinduscon e Espaço Contábil. 

*Colaborou Rafael Favero 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Hospital de Caridade não tem caso confirmado de coronavírus, afirma médico Anterior

Hospital de Caridade não tem caso confirmado de coronavírus, afirma médico

Próximo

Preço do álcool gel em Santa Maria pode aumentar mais de 1000%

Saúde